Rituais Nossos de cada dia...



Depois de uma serie de pedidos de rituais para o amor, prosperidade, saúde, boa sorte, etc. Recebi uma pergunta que me chamou a atenção, “André o que é um ritual, para que serve?”. Então resolvi escrever este artigo, explicando realmente o que é um ritual. Bem provavelmente alguns de vocês já o fizeram ou já participaram de algum ritual.
A palavra ritual é derivada do latim Ritualis. São praticas relacionadas ao misticismo e a religião. Ritual é uma cerimônia através do qual se atribuem poderes e virtudes inerentes a maneira de agir, aos gestos, às formulas e aos símbolos, suscetíveis de produzirem determinado efeito ou resultado.
Alguns dos exemplos de rituais mais conhecidos, o batismo, o crisma, o casamento, o uso de roupas brancas no caso de algumas religiões afro, etc. O ato de acender uma vela e oferece-la ao uma divindade também é um ritual.
A palavra e o pensamento são muito importantes em qualquer ritual, como já sabemos nossos pensamentos e palavras tem muito poder.
Os rituais servem para nos conectar com o sagrado, com o que realmente importa e com o verdadeiro sentido das coisas. Nos ajudam a superar mudanças em nossas vidas. Cada povo possui seus próprios ritos, com seus significados que fazem sentido para suas crenças e costumes.

“Para Jung(1973) Os rituais facilitam a conexão entre nossas realidades interiores e exteriores como também entre os mundos conhecidos e desconhecidos. Ele observou que o homem primitivo (homem/criança) sempre recorreu a ações ritualísticas tais como danças, cantos, identificação com espíritos, etc. Esses mitos são coordenados por uma tendência humana para organiza-los independentemente da cultura, em um comportamento padrão que sempre existiu e sempre existirá, chamado por Jung de Arquétipos.

Bom inicio de ano e uma semana repleta de Boas Energias!!!


André Boneberg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração a Santa Sara Kali

30 sintomas que indicam que você pode estar sob ação de Magia Negra

Oração ao Arcanjo Saquiel