10 Curiosidades sobre o Halloween




1 - Na realidade, Halloween é o “fast mode” da expressão “All Hallows’ Eve”, que significa “noite de todos os santos”.


2 - Roma até chegou a celebrar o Halloween algumas vezes antes de Cristo, mas depois a festa foi intitulada como pagã e proibida pela Igreja Católica, que apelidou a celebração como Dia das Bruxas.


3 - O coitadinho do gato ganhou má fama em antigas lendas. Essas afirmavam que as bruxas se transformavam no bichano em versão “black” e, para ajudar, algumas pessoas acreditavam que os gatos eram os espíritos dos mortos. Mas nem tudo está perdido. Hoje o gato preto é símbolo da capacidade de meditação, recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade.


4 - Há quem acredite em significados ocultos para os itens do Halloween.
• A vela indica os caminhos para os espíritos.
 O caldeirão faz parte da cultura celta e era peça fundamental na decoração. Dentro dele jogam-se moedas acompanhadas de mensagens com pedidos aos espíritos. Ao final da festa, essas moedas devem ser recolhidas e doadas a quem precisa. Já os bilhetes devem ser queimados para que os pedidos sejam atendidos mais rapidamente.
• A aranha simboliza o destino. O meio da teia representa o suporte para seguir em frente.
• O morcego simboliza a clarividência, pois o animal capta os campos magnéticos pela força da própria sensibilidade e energia, enxergando além das formas e das aparências.


5 - Quando se fala em Halloween, a primeira imagem que vem à cabeça é uma abóbora esculpida e iluminada. Essa famosa referência é conhecida como “Jack O’Lantern”.
Segundo o folclore irlandês, um alcoólatra mal educado chamado Jack Miserable bebeu excessivamente em um dia 31 de outubro e o diabo veio buscar sua alma. Jack enganou o diabo para continuar bebendo e viveu por mais alguns anos. Quando morreu, não foi admitido no céu. Ressentido, o diabo também não o quis no inferno e o enviou para a noite escura com apenas uma brasa de carvão para iluminar o caminho. Jack colocou o carvão em um nabo esculpido que funcionava como uma lanterna e dizem que ele vaga pela Terra desde então.
Com o tempo, as pessoas criaram diferentes versões da Jack O’Lantern, esculpindo rostos assustadores em nabos, batatas e abóboras para afugentar Jack e outros espíritos malignos.

  
6 - Outra envolve a chegada dos irlandeses, os ingleses e os escoceses na América do Norte, por volta de 1800. Os celtas acendiam fogueiras nas áreas rurais, dando origem à festa. Eles teriam levado a tradição do Halloween, que conquistou principalmente as crianças americanas e, depois, as do mundo inteiro. A festa era chamada de Samhain, que significa "fim do outono".


7 - A famosa frase "trick or treat", por sua vez, é traduzida em português erroneamente como "doces ou travessuras". Trick significa truque, e treat algo como tratamento, ou agrado. Uma tradução fiel seria realmente difícil...


8 - As cores oficiais do Halloween são laranja e preto. Laranja simboliza o outono (estação no hemisfério norte em outubro), e preto simboliza a escuridão, a fronteira entre os vivos e os mortos, o desconhecido.


9 -No México existe o feriado chamado "Dia de Los Muertos", ou Dia dos Mortos. Diferente da tradição norte americana e europeia, os mexicanos celebram esse dia de maneira feliz, e não temem a morte, ou seja, não ha nenhuma conotação de suspense ou de medo. Culturas asiáticas também têm o costume de honrar os falecidos no mês de outubro, também de forma positiva.


10 - Na Tailândia, existe o festival Phi Ta Khon, celebrado com música e desfiles de máscaras acompanhados pela imagem de Buda. Segundo a lenda, fantasmas e espíritos andam entre os homens. A comemoração acontece no primeiro dia das festas budistas.



Comentários