Bruxas - Mulheres sabias e empoderadas



Na Idade Média, as mulheres que conseguiam o poder, passavam a ser consideradas Bruxas.
A palavra inglesa Witch (bruxa) é derivada da palavra anglo-saxônica Wicce e da alemã Wissen (saber, conhecimento) e Wikken (adivinhar). Antigamente as bruxas eram chamadas de sabias e curavam enfermidades com seus conhecimentos sobre ervas, até a Igreja atribuir-lhes uma conotação de degradação, de mulheres dominadas pelos instintos inferiores. As bruxas nada mais eram do que mulheres que conheciam e entediam do emprego de ervas medicinais para cura de enfermidades nos vilarejos onde viviam. Também estavam aptas a realizar partos e a preparar unguentos medicinais. Com a chegada do Cristianismo, as mulheres foram colocados em segundo plano e identificadas como objetos de pecado utilizadas pelo diabo. É claro que algumas rebelaram-se. Estas mulheres, dotadas de um grande poder espiritual, começaram a angariar de novo o prestigio de outros tempos, e isto passou a incomodar o poder religioso. Como  admitir que algumas mulheres podiam ser livres e que algumas pessoas respeitavam o que elas ensinavam? Para acusar uma mulher de bruxaria era muito fácil, bastava uma mulher casada perder a hora de despertar, que o marido a acusava de estar sonhando com o diabo.
Na Grecia as Bruxas eram procuradas para orientar as pessoas sobre o melhor caminho a seguir, através dos oraculos e meios divinatórios.
Na atualidade, existem diversas vertentes de bruxaria, nossa arte se ramificou e aos poucos foram perdendo o verdadeiro significado de ser Bruxa ou Bruxo.
Ser Bruxa ou Bruxo, não é para qualquer um, nascemos com sangue espiritual de nossos ancestrais. Nem todos podem ser, pois a magia tem que funcionar, seja uma simpatia, um ritual ou até uma pomada feita de ervas.
Bruxa é aquela que respeita todas as religiões, adora ervas, velas, estudar oraculos, acredita em duendes, fadas, gnomos, astrologia, numerologia, magia, espiritualidade, cura e tantas outras artes.
Estamos cada dia mais em destaque na sociedade, a caça as bruxas do passado, aconteceu a partir de tensões sociais profundas, e esperamos que as torturas do passado, não voltem a ocorrer em tempos futuros.

Comentários