01 de Novembro dia de todos os Santos





1 - O Dia de Todos os Santos é celebrado anualmente em 1º de novembro.

2- Esta é uma data dedicada à celebração e homenagem de todos os santos e mártires das igrejas cristãs. O Dia de Todos os Santos não é feriado no Brasil.
3- A celebração é reconhecida por várias denominações cristãs como católicos romanos, ortodoxos, anglicanos e luteranos.
4- O Dia de Todos os Santos é celebrado nesta data em todo o ocidente, enquanto nas igrejas do oriente, a comemoração acontece no primeiro domingo após o Pentecostes.





Origem da Festa de Todos os Santos

A ideia de homenagear todos os santos teria começado por volta do século IV, na Antioquia, quando se recordavam os santos mártires no primeiro domingo após Pentecostes.
Mais tarde, no ano 835 d.C, o papa Gregório IV decide dedicar o dia 1º de novembro a todos aqueles que tiveram uma vida santa, mas não foram lembrados ao longo do ano ou mesmo não foram reconhecidos como santos oficialmente pela Igreja.
De acordo com as tradições da Igreja Católica, após a celebração da Festa de Todos os Santos (Festum Omnium Sanctorum, em latim) em 1º de novembro, celebra-se o Dia de Finados, em 2 de novembro.


Comentários