sábado, 2 de fevereiro de 2019

Dia do Loa La Sirene - 02/02



La Sirene é a esposa de Agwe. Ela é proprietária de um belo palácio  no fundo do mar e é uma Lwa de riqueza. Ela é dona de todas as riquezas dos mares. Todas as pérolas, navios afundados, tesouros de coral, são apenas alguns dos tesouros que ela possui. La Sirene é muitas vezes referida como Mambo La Sirene. 
Ela pode ser vista sentada na beira de uma grande rocha, no mar, pentear os cabelos longos, bonitos e pretos e olhar-se no espelho. Na verdade, La Sirene é a deusa da vaidade, como ela mesma gosta de olhar para si mesma. Ela é uma sereia muito bonita, uma sirene. Ela reina sobre as artes musicais também. La Sirene é muito encantadora e às vezes pode atrair as pessoas para as profundezas de suas águas.
A imagem que corresponde a La Sirene é La Diosa Del Mar. Ela é a rainha dos mares e rege todo o poder dele. Ela é uma Loa incansável, assim como o mar é agitado, e é uma maravilhosa "Loa travay" ou Loa do trabalho.
Ela rege a lua também. Ela é uma mulher elegante e bonita. Como seu papel de sirene, ela é uma mulher sedutora. La Sirene tem a capacidade de hipnotizar as pessoas com sua beleza. Muitos dizem que ela é, apesar de tudo, enganosa. Ela reina sobre sonhos e muitas vezes podem ser vista lá.
Ela pode dar uma grande riqueza e beleza sobre os seus filhos e servos. Mas certifique-se de servi-la bem, ou ela vai tirar tudo. Ela afoga as pessoas como punição também.
La Sirene também é conhecida por outro nome louvor, La Balen. La Balen quer dizer a baleia. Este nome refere-se as coisas que existem bem, bem no fundo do mar. Alguém possuído por La Sirene pode realmente imitar uma baleia deitado no chão, acenando com suas barbatanas.
Pessoas possuídas por La Sirene caminham de forma difícil e dura. Assim sendo, claro, porque La Sirene é uma sereia e tem uma aleta em vez de pernas. 
La Sirene também acha difícil respirar muito ar por longos períodos de tempo. Esta é a razão do porquê as pessoas ficam jogando água em alguém possuído por ela. Às vezes, a Loa pega baldes e despeja os sobre si mesma. Alguns peristilos têm piscinas pequenas para La Sirene, pois os médiuns quando possuídos por ela, ficam melhor debaixo d'água, mergulhados.
La Sirene é um loa Rada, mas ela tem um aspecto Petro. Os ritmos de uma das canções mais populares de La Sirene, se não o mais popular, é o toque Kongo. Mais uma vez, a nação Kongo é geralmente homenageada durante o rito Petro, mas essa música é cantada durante o rito Rada em serviço de La Sirene.
La Sirene também evocada para levar as pessoas sob a água. Neste reino subaquático, a pessoa vai aprender os segredos espirituais e mágicos. Quando a pessoa retorna a partir de sua visita, ele ou ela irá, invariavelmente, ficar com a pele mais clara e os cabelos mais longos. Neste sentido, ficarão com um aspecto parecido ao da deusa.
Por esta razão, as pessoas que são possuídas por ela na praia não são autorizadas a entrar nas águas. Isto é especialmente verdadeiro para houngans e mambos. O temor é que um espírito aquático, tal como La Sirene, irá possuí-los e nadar para longe com eles. Em raras ocasiões em que La Sirene fica na água na praia, a pessoa possuída é cuidadosamente vigiada e controlada.
Você pode servir La Sirene com muitos dos alimentos que são servidos a Agwe. Ela gosta de:

sobremesas
champagnes
gin
rum branco
licor de melão (muitíssimo saboroso, mas não existe no Brasil)
melões
melaço
bolos brancos com azul



Ela também traz um trompete. Suas cores são o azul claro e branco. Você pode dar-lhe de presente um espelho e um pente também. Há uma total semelhança a deusa do candomblé chamada Yemojá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário